Crianças pequenas não devem tomar leite vegetal, diz nova orientação de saúde

0
37

A maioria das crianças com menos de cinco anos deve evitar leites de origem vegetal, como leite de arroz, de coco, de aveia e de amêndoas. Todos estes leites não têm nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil. A única exceção é leite de soja fortificado.
Esta é a recomendação mais atualizada do Healthy Eating Research, um programa estadunidense que apoia pesquisas sobre políticas alimentares, estratégias ambientais e alimentação saudável para crianças. Para criar as orientações, este programa consulta um painel de especialistas de organizações como Academia Americana de Pediatria, Associação Americana do Coração, Academia de Nutrição de Diabetes, e Dentistas Pediatras da América.

O programa lança o alerta porque nos últimos dez anos houve uma explosão de interesse sobre leite de origem vegetal, e cada vez mais pais estão oferecendo este tipo de bebida para seus filhos pequenos ao invés de leite de vaca, cabra ou ovelha.

Os leites vegetais não têm vitamina D ou cálcio, importantíssimos para o desenvolvimento das crianças. As únicas crianças que não devem beber leite de vaca, cabra ou ovelha são as que têm alergia ou intolerância a eles. Nesses casos, um plano alimentar deve ser traçado para cada criança com acompanhamento de um profissional.

As crianças dessa faixa etária também devem evitar bebidas dietéticas, leites achocolatados e bebidas açucaradas.

Até recentemente, os especialistas defendiam que era melhor que a criança bebesse leite achocolatado do que não bebesse nenhum leite, mas até esta recomendação está mudando.

Agora, eles defendem que é mais importante ajudar a criança a desenvolver um paladar saudável desde os primeiros anos do que criar hábitos que podem dificultar a alimentação saudável pelo resto da vida.

As crianças dessa idade também não devem tomar bebidas açucaradas ou com cafeína, como sucos artificiais ou refrigerante de cola.

Os cuidadores também devem limitar a quantidade de suco natural ingerido por elas, já que o suco de fruta contém muito açúcar livre, o que causa pico de nível de açúcar no sangue.
Crianças com menos de um ano não devem beber nenhum suco. Entre um a três anos, não devem tomar mais do que 110 ml por dia (meio copo). Crianças com idades entre quatro e cinco anos não devem tomar mais do que 160ml de suco natural por dia.

LEITE MATERNO, ÁGUA E SUCO: As orientações dizem que bebês de até seis meses devem beber apenas leite materno ou fórmula infantil. A partir daí pode-se oferecer pequenas quantidades de água. As crianças pequenas devem beber leite, água e ocasionalmente, suco natural.

QUANTIDADE DE ÁGUA: As crianças entre seis a 12 meses devem beber meio copo de água por dia. Entre um e três anos, devem beber de um e quatro copos de água por dia. Entre quatro e cinco anos, devem beber de um e cinco copos de água por dia.

LEITE DE VACA: Segundo essas orientações, crianças entre um e dois anos que já pararam de tomar leite materno podem beber entre dois a três copos de leite integral por dia. Entre dois e três anos, elas não devem beber mais do que dois copos de leite desnatado ou semidesnatado. Entre quatro e cinco anos, elas não devem beber mais do que dois copos e meio de leite desnatado ou semidesnatado.
Para acessar as informações completas sobre alimentação infantil segundo o Ministério da Saúde brasileiro, clique aqui. Nesta cartilha há informações sobre aleitamento materno, ingestão de água, de leite de vaca e a introdução de outros alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui