Em tempo de Coronavírus, saiba quais alimentos fortalecem a imunidade

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Em tempo de coronavírus, é importante ter atenção com a proteção do sistema imunológico.

 

Em tempo de coronavírus, é importante ter atenção com a proteção do sistema imunológico. É fundamental manter boa hidratação, ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes ricos em vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, vitamina A, licopeno, resveratrol, ômega 3 e probióticos. É claro que alimentação não evita o contágio com a doença. Mas um sistema imunológico fortalecido pode ter mais armas para combatê-la, e por isso vou listar alguns alimentos que podem ajudar nesse reforço.

Alimentos

Hidratação: a defesa do organismo contra microrganismos que entram através do trato gastrintestinal e respiratório é realizada por anticorpos, principalmente pelas Imunoglobulinas tipo A (IgA), que estão presentes principalmente na saliva. A redução do fluxo salivar pode diminuir a quantidade de IgA. Beba de 35 a 40 ml água/kg peso diariamente. Durante a prática esportiva, de 400 a 800 ml água/ hora.

· Probióticos: Bifidobacterium e Lactobacillos, microrganismos vivos, são “bactérias do bem”, que administradas em quantidades adequadas acarretam benefícios à saúde. Estimulam a multiplicação de bactérias benéficas. Podem estar na fórmula de cápsulas, sachês e adicionadas em alimentos como alguns iogurtes.

· Alimentação Colorida e Variada e diversidade alimentar promovem maior ingestão de vitaminas, minerais, ômega 3 e fitoquímicos:

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CONFIRA OS 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM MELHORAR A IMUNIDADE

1-Vegetais verde escuros (espinafre, bertalha, brócolis, agrião, couve…): fontes de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico;

2-Frutas e legumes avermelhados (morango, tomate, cereja, berrys, goiaba): excelentes fontes de vitamina C, licopeno, antocianinas e ácido elágico, têm propriedades antioxidantes, cardioprotetoras e estimulantes do sistema imunológico;

3-Frutas e legumes alaranjados (mamão, cenoura, damasco): ricos em pigmento carotenoide, vitamina A e vitamina C. Atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e a defesa antioxidante e melhoram a acuidade visual e a visão noturna.

4-Alimentos arroxeados (uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba): fontes de antocianina e resveratrol. Possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e cardioprotetoras;

5-Castanha do Pará e nozes: fontes de selênio, vitamina E, ômega 3;

6-Iogurtes naturais: fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos;

7-Linhaça: fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras.

8-Alho: fonte do fitoquímico alicina. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora.

9-Mel: anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam proliferação de bactérias benéficas intestinais.

10-Gengibre: fonte de vitamina C e B6 (piridoxina), possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante.

Para mais informações, me siga nas redes sociais @ nutrialinecarneiro

Aline Carneiro

Nutricionista atuante na área de Emagrecimento

CRN5 5288

Contato: (77) 99106-3581

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