METEOROLOGIA PREVÊ CALOR DE 40ºC E POSSIBILIDADE DE PANCADAS DE CHUVA EM GUANAMBI E REGIÃO ATÉ A PRÓXIMA SEMANA

0
70

A temperatura deve subir bastante em Guanambi e Região nos próximos dias. Os institutos de meteorologia estão prevento máximas de até 40ºC.

Nesta segunda-feira (14), a máxima chegou aos 34,5ºC, mantendo o mesmo padrão da última semana. A umidade relativa do ar chegou a 13%. Os dados são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no aeroporto municipal.

O calor deve aumentar nos próximos dias e o ápice deve ocorrer no fim da semana,  estendendo-se até a próxima segunda-feira (21). A umidade relativa do ar pode chegar à casa dos 10% nos períodos mais quentes do dia.

Todo esse calor deve trazer chuvas para a região a partir de terça-feira (22). A tendência é de que o tempo fique chuvoso até domingo (28).

As previsões são mais animadores do que as chuvas ocorridas no final de setembro, no entanto não apontam para chuva generalizada.

As precipitações devem ocorrer em forma de pancadas isoladas. Alguns regiões podem receber volumes mais significativos e outras podem até ficar sem chuva.

Nesta segunda-feira completa-se 186 dias de estiagem agrícola no município. Entende-se como estiagem agrícola o período se registros de chuvas de pelo menos 10 mm.

O mês de novembro deve ter episódios de chuva mais significativas, no entanto, a regularidade só deve acontecer a partir do mês de dezembro. A previsão atualizada aponta que a maioria dos dias do mês serão chuvosos.