Redemoinhos gigantes impressionam moradores de Guanambi

0
5

O INMET informou que a formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção.

 

GUANAMBI – Um vídeo registrou o momento em que dois redemoinhos gigantes se formaram na tarde desta segunda-feira (13), em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Os vídeos foram gravados pela radialista Dayana Rubem, no morro localizado no bairro Monte Pascoal.

Conforme o site Agência Sertão, o redemoinho maior foi visto perto de uma pedreira, próximo à saída para Caetité, enquanto o segundo foi visto nas imediações do Aeroporto de Guanambi.

O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET informou que os fenômenos são comuns em períodos secos, inclusive eles podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Além disso, em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos.

Ainda segundo o INMET, a formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido.

Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira.