Apagão deixa a cidade de Brumado por 16 horas sem energia elétrica

0
6

Um curto-circuito no sistema de distribuição de energia da Coelba deixou o município por quase 16 horas sem energia elétrica, logo após um incidente na subestação, às 02 horas da manhã. O tempo estava chuvoso no momento da explosão.

 

BRUMADO – Um curto-circuito no sistema de distribuição de energia da Coelba, na cidade de Brumado, região Sudoeste da Bahia, deixou o município por quase 16 horas sem energia elétrica. A pane elétrica ocorreu na madrugada desta segunda-feira (15), na subestação 1 da Coelba, localizada na Avenida Coronel Santos, via de entrada da BA-262.

A cidade ficou sem energia desde às 02 horas da manhã. O tempo estava chuvoso no momento do incidente. Um popular que estava próximo ao local filmou o momento da explosão. No vídeo dá para perceber a forte descarga elétrica que perdurou por cerca de 20 segundos. O clarão foi visto por populares em diversos pontos da cidade.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Sem sinal de internet

O ocorrido provocou também a queda na transmissão de rádio, televisão e internet. O sinal de telefonia móvel não foi atingido. O fornecimento de água também foi temporariamente interrompido em Malhada de Pedras e na sede de Brumado, além de algumas localidades rurais do município, incluindo Vila Presidente Vargas.

Interrupção temporária no abastecimento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) relatou que a interrupção no serviço de abastecimento hídrico foi devido a falta de energia nos equipamentos que alimentam os sistemas da empresa. Com o reparo na rede elétrica, será iniciada a retomada gradativa do abastecimento, com expectativa de plena regularização nas próximas 72 horas.

Manutenção na rede de distribuição

O total de 50 profissionais estavam trabalhando para normalizar o problema. Em nota enviada à imprensa, a Coelba informou que através de manobras automatizadas na rede elétrica, parte dos consumidores tiveram a situação normalizada.

No momento da manutenção, um dos funcionários tomou um choque e ficou desacordo sendo necessário atendimento do SAMU 192, que encaminhou a vítima para o Hospital Magalhães Neto. Apesar do susto, o funcionário da empresa está bem.

EDIÇÃO: TARCÍSIO ARCANJO