Pescado na região de Bom Jesus da Lapa diminui por conta do resfriamento de água o São Francisco e as ações humanas

0
45

O Programa de TV Bahia Rural, da Rede Globo deste domingo (22) mostrou que os pescadores dos municípios de Sobradinho e Juazeiro, no Sertão do São Francisco, tem sofrido com a baixa na produção, por conta de problemas ambientais já conhecidos no Rio São Francisco e a temperatura da água neste período.

Na região do Território do Velho Chico também não é diferente. Quem retrata a situação é o presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Bom Jesus da Lapa, Nerivaldo da Pesca, que conversou com a redação do site Notícias da Lapa na manhã desta segunda-feira(23).

Segundo Nerivaldo, quando a água do rio São Francisco baixa a temperatura, os peixes se esconde em regiões mais profundas do rio. Principalmente nos mês de junho a agosto, e com as mudanças no clima causada pelas ações humanas a situação tem ficado cada ano pior.

Ele destaca que é um processo natural, quando a água esfria, os peixes sumirem. Mas, além da diminuição do pescado que já vem ocorrendo, está havendo uma série de eventos, que são provocados pela ação humana, que tem contribuído para impactar essa escassez do pescado. “Ações naturais, falta de enchentes, águas nas lagoas, assoreamento na calha do rio, desmatamento, os resíduos tóxicos e sólidos”, frisou.

O presidente lamenta, que os governos não dão a devida importância ao rio São Francisco, em todos aspectos. “Questões ambientais, sociais, transporte, cultural, econômica e de forma irracional o povo vai sucumbido”, e afirma que: “o Seguro Defeso é até o momento o único processo positivo que o estado tem dado aos povos ribeirinhos desde a era das grandes navegações, de Minas Gerais a sua Foz”, finalizou.

Conforme a ambientalista Mary Ann Saraiva, nesta época os peixes buscam águas mais profundas, próximas a pedras, para se aquecer, o que diminui a presença dos animais na superfície. Ela explica ainda, que com a água fria toda a fisiologia do peixe fica limitada, o que inclui a reprodução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui